sábado, 28 de setembro de 2013

Programa Cooperação Sul-Sul

Desenvolvida pela SDH, iniciativa busca fomentar diálogo entre o Brasil e demais países do Sul, com vistas ao fortalecimento mútuo das instituições
Desde o início dos anos 90, o governo brasileiro tem aumentado consistentemente a prestação de cooperação técnica para os países do Sul, com base numa quantidade significativa de conhecimentos técnicos e soluções para o desenvolvimento acumulados nos últimos anos. Muitos destes estão sendo, ou já foram, replicados em países que enfrentam desafios semelhantes ao seu desenvolvimento econômico e social.


A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) tem focado sua iniciativa de Cooperação Sul-Sul em temas nos quais já possui conhecimentos consolidados e reconhecidos, com potencial de compartilhamento com outros países do Sul.

Cooperação com a Colômbia

Projeto: Brasil - Colômbia “Fortalecimento institucional para a implementação de políticas públicas destinadas à garantia dos Direitos Humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros”

Este projeto de cooperação objetiva desenvolver, tanto na Colômbia como no Brasil, mecanismos e ferramentas de ação para a garantia plena dos direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Busca ainda o estabelecimento de um diálogo permanente entre a sociedade civil organizada brasileira e a colombiana e entre empresários e sindicatos, visando o fortalecimento das instituições da Colômbia e do Brasil na promoção, garantia, proteção e restituição dos direitos das pessoas dos setores LGBT.

Cooperação com o Haiti

Projeto: Brasil - Haiti “Fortalecimento da capacidade institucional de agentes governamentais e não-governamentais do Haiti para promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência”

A presente cooperação busca fortalecer a capacidade institucional da Secretaria de Estado para a Integração das Pessoas com Deficiência do Haiti (SEIPH) com vistas à formulação e execução da política nacional para promoção dos direitos da pessoa com deficiência. O projeto envolve a capacitação e mobilização dos agentes governamentais e não-governamentais, além de comunicadores e redes de políticas públicas, para a estruturação das políticas de saúde, educação, emprego, acessibilidade, participação política, lazer e seguridade social para as pessoas com deficiência.

Cooperação com El Salvador

Projeto: Brasil - El Salvador “Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”

O projeto busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes de El Salvador, por meio da transferência de metodologias e boas práticas no âmbito do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. A cooperação visa ao fortalecimento de políticas e instituições salvadorenhas, especialmente o Instituto Salvadorenho para o Desenvolvimento Integral da Infância e Adolescência (ISNA), a partir das metodologias estabelecidas no Plano de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR) e do Serviço de Disque Denúncia Nacional (“Disque 100”).
Fonte da informação click aqui sdh.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário